Previsão do Tempo

Mapa do Município

Bandeira Municipal

HISTÓRICO

Referências históricas datadas de meados do século XIX permitem identificar traços da fundação do município de Ananindeua.

Esses traços guardam relação com o estabelecimento de uma parada e/ou estação da Estrada de Ferro de Bragança, na área territorial, no lugar onde, hoje se encontra instalada sua sede municipal.

Originalmente, Ananindeua pertencia à circunscrição de Belém. A partir da localização da estação da Estrada de Ferro, o seu povoamento começou a adquirir dinamismo, sendo reconhecido como freguesia, e mais tarde, como distrito de Belém.

Nas fontes históricas consultadas, não foi possível encontrar os instrumentos eclesiásticos da sua elevação à categoria de freguesia, nem os instrumentos legais de sua consideração como Distrito.

Sabe-se, no entanto que, em 1938, por um Ato do Governo Estadual, passou a ser considerada como sede distrital, pertencendo ao município de Santa Isabel, retornando ao patrimônio territorial de Belém.

Pelo Decreto-lei Estadual nº 4.505, de 30 de dezembro de 1943, promulgado pelo Interventor Federal, Magalhães Barata, o município de Ananindeua foi criado, acontecendo sua instalação, como tal, em 3 de janeiro de 1944. Para dirigir o novo Município, assumiu a prefeitura Claudemiro Belém de Nazaré.

No mês de outubro de 1945, com a queda do regime ditatorial, segunda a Enciclopédia dos Municípios, foi nomeado como Prefeito de Ananindeua Fausto Augusto Batalha. Sua sede municipal foi reconhecida como cidade em 31 de dezembro de 1947, com a aprovação da Lei nº 62, que foi publicada no Diário Oficial do Estado, em 18 de janeiro de 1948.

O nome desse Município advém da abundância de árvores denominadas ANANI, que crescia à margem do igarapé que recebeu o nome de Ananindeua.

Entre os anos 1947 a 1956, o município de Ananindeua contava com os seguintes, distritos: Ananindeua, Benevides, Benfica e Engenho do Ararí. No ano de 1961, pelo disposto na Lei nº 2.460, de 29 de dezembro, com as áreas de seus distritos(Engenho Ararí, Benfica e Benevides), foi constituído o município de Benevides. Atualmente, o município de Ananindeua é constituído apenas do distrito-sede: Ananindeua.

CULTURA

A maior manifestação religiosa de Ananindeua e, ao mesmo tempo, a maior expressão popular do Município, é a festa do Círio de Nossa Senhora das Graças, a santa padroeira, comemorada no terceiro domingo de julho.

As manifestações da cultura popular são representadas por boi-bumbás, pássaros e quadrilhas juninas, presentes em algumas comunidades locais.

Anteriormente caracterizado por empalhos e paneiros, o artesanato de Ananindeua é, hoje, praticamente inexistente no Município.

A Biblioteca Municipal, por sua vez, representa o único equipamento cultural de que o Município dispõe, para salvaguardar a história e a cultura local.

População estimada em 2007

484.278

Área da unidade territorial (km²)

185

 

Geografia

Clima: Equatorial superúmido

Mesorregião: Metropolitana de Belém

Microrregião: Belém

Altitude: 17 metros

Latitude: - 01,2156 graus e decimais de graus

Longitude: - 48,2220 graus e decimais de graus

@lvo Pesquisas

Este site utiliza Atendimento Grátis

Rua dos Pariquis 3492, sala 3
Cremação, Belém - PA - (91) 3353-8108

© Copyright 2006 - 2014

Alvo Publicidade e Marketing - todos os direitos reservados

@lvo Pesquisas

Webmaster Marcus Santos

designed by