Previsão do Tempo

Mapa do Município

Bandeira Municipal

Brasão Municipal

Histórico

Tudo começou com uma serraria, situada numa fazenda na região sudeste do Estado. A fazenda ficava isolada e pertencia a uma família, que mantinha negócios relacionados à indústria madeireira. Pioneira na região, essa família também foi a responsável pela transformação da área em município. Por isso, herdou o sobrenome da família e foi batizado de Bannach.

Hoje, é um dos mais novos do sudeste paraense. Foi desmembrado de Ourilândia do Norte e criado oficialmente em outubro de 1993. Apesar da origem ligada à atividade madeireira, o forte da economia local é a agropecuária com seu expressivo rebanho bovino. Bannach também possui plantações de cacau, café, arroz, feijão e milho. O destaque na agricultura fica por conta da localidade de Pista Branca, localizada a 20 quilômetros da sede municipal. Nesta localidade existem 150 mil pés de cacau e a expectativa de colheita é de 50 arrobas por hectare a cada ano.

Bannach tem hoje 3.776 habitantes e fica a 997 quilômetros de Belém. O município, que anos atrás era pouco conhecido no próprio estado, ganhou destaque na imprensa regional durante as eleições de 1994. Motivo: o número de abstenções de voto chegou a 79,8% do total de eleitores, que hoje somam 3.025, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Por causa desse fato, Bannach teve sua votação proporcional para deputado federal e estadual anulada e, de quebra, passou a ter as atenções da população do Pará.

Cultura e Lazer

Os torneios de futebol de campo e a pesca são as opções de lazer mais comuns em Bannach. O município, talvez pelo fato de ter sido criado recentemente, não possui padroeiro. Por isso, as manifestações religiosas, muito comuns nas cidades da Amazônia, não estão em seu calendário. Vale ressaltar, porém, sua forte tendência para desenvolver o turismo, com belas atrações naturais, como as serras Gradaús, Seringa e Araguaxim.

População estimada em 2007

3.812

Área da unidade territorial (km²)

2.957

 

Geografia

Clima: Equatorial superúmido

Mesorregião: Sudeste Paraense

Microrregião: São Félix do Xingu

Altitude: 420 metros

Latitude: - 7,34806 graus e decimais de graus

Longitude: - 50,39583 graus e decimais de graus

@lvo Pesquisas

Este site utiliza Atendimento Grátis

Rua dos Pariquis 3492, sala 3
Cremação, Belém - PA - (91) 3353-8108

© Copyright 2006 - 2014

Alvo Publicidade e Marketing - todos os direitos reservados

@lvo Pesquisas

Webmaster Marcus Santos

designed by