Previsão do Tempo

Mapa do Município

Bandeira Municipal

HISTÓRICO

As origens de Benevides são encontradas na política administrativa, ainda no tempo do Império, de colonizar a Zona Bragantina, criando núcleos agrícolas. A colônia agrícola de Benevides foi reconhecida como povoado, sob a invocação de São Miguel Arcanjo, através de um ato da Assembléia Legislativa Provincial, em 10 de junho de 1878.

O historiador Theodoro Braga relata que em Benevides, em 30 de março de 1884, contando-se com a presença do então Presidente da Província do Grão Pará, General Visconde de Maracaju, foi realizada uma sessão solene, na qual foi concedida a liberdade a todos os escravos residentes nesse território. O ato teve como cenário a sede da Sociedade Libertadora de Benevides, alcançando enorme repercussão, a ponto de atrair para o lugar uma grande quantidade de escravos, que se encontravam na condição de fugitivos em outras localidades. Dessa maneira, a libertação concedida provocou uma concentração dessa mão-de-obra, que foi empregada nas atividades agrícolas. Esse fato foi responsável pelo progresso que Benevides alcançou naquela época.

Pela Lei nº 646, em 6 de junho de 1899, o então povoado foi elevado à categoria de Vila, sem que isso representasse a sua transformação em Município, pois ficou estipulado que, em tal condição, continuaria vinculado ao Município de Belém.

Há referência histórica onde se relata que, com a construção da Estrada de Ferro de Bragança, Benevides foi contemplada com uma das estações ou paradas, que se achava localizada no Km 33 daquela via.

O nome de Benevides se constitui numa homenagem prestada ao Governador Francisco de Sá e Benevides.

Com a criação do município de Ananindeua, em 30 de dezembro de 1943, Benevides foi considerado parte integrante do seu patrimônio territorial, na categoria de Distrito.

Em 29 de dezembro de 1961, Benevides foi reconhecido como Município, mediante a promulgação da Lei nº 2.460, ficando constituído como tal com terras do então distrito de Benevides, pelo desmembramento da área territorial pertencente ao município de Ananindeua, por parte do distrito-sede do município de Santa Isabel do Pará e pelo Engenho Araci (atual Santa Bárbara do Pará).

Na atualidade, conta com dois distritos: Benevides e Benfica.

CULTURA

O evento popular de maior expressão do município de Benevides é a festa de Nossa Senhora do Carmo, a santa padroeira da cidade. Comemorada com um animado arraial e a procissão do Círio, a festa acontece no segundo domingo do mês de julho.

A principal manifestação de Benevides é o boi-bumbá. Entretanto, não existem grupos permanentemente organizados no local.

O artesanato pouco expressivo tem como matérias-primas a argila, o couro e a lã, das quais são confeccionados vasos simples, capas, cintos e toalhas.

O único equipamento cultural de Benevides é representado pela Biblioteca Pública Municipal.

Contagem da População 2007 43.282
Área da unidade territorial (km²)

188

 

Geografia

Clima: Equatorial superúmido

Mesorregião: Metropolitana de Belém

Microrregião: Belém

Altitude: 29 metros

Latitude: - 1,36139 graus e decimais de graus

Longitude: - 48,24472 graus e decimais de graus

@lvo Pesquisas

Este site utiliza Atendimento Grátis

Rua dos Pariquis 3492, sala 3
Cremação, Belém - PA - (91) 3353-8108

© Copyright 2006 - 2014

Alvo Publicidade e Marketing - todos os direitos reservados

@lvo Pesquisas

Webmaster Marcus Santos

designed by