Previsão do Tempo

Mapa do Município

Bandeira Municipal

HISTÓRICO

Segundo Theodoro Braga, Palma Muniz, Carlos Roque e Carlos Fonseca, as origens do município de Bonito estão vinculadas aos processos históricos de constituição dos espaços territoriais dos municípios de Irituia e São Miguel do Guamá.

Segundo o quadro de divisão territorial do Estado, de 31 de dezembro de 1937, Bonito constituía-se distrito de Irituia, juntamente com Caju, Irituia, Conceição de Irituia, Mututuí, São Gregório e Santa Rita Durão. Entretanto, essa condição não é mantida nos anos seguintes, de acordo com o quadro anexo ao Decreto-Lei Estadual nº 2.972, de 31 de março de 1938, e com a divisão territorial do Estado, vigente no qüinqüênio 1939-1943 e que fora fixada pelo Decreto-Lei Estadual nº 3.131, de 31 de outubro de 1938.

A partir de 1938, Bonito integrou o patrimônio territorial do município de São Miguel do Guamá, também na qualidade de distrito, segundo as disposições contidas no Decreto-Lei Estadual nº 4.505, de 30 de dezembro de 1943. Ainda por esse mesmo dispositivo legal, o município de São Miguel do Guamá passou a ser denominado, unicamente, de Guamá. Porém, anos depois, voltou a vigorar o antigo topônimo.

Devido ao acentuado desenvolvimento econômico e social alcançado pelo distrito, Bonito foi elevado à categoria de Município, mediante a Lei nº 1.127, de 11 de março de 1955, desfazendo, assim, o seu vínculo com o município de Guamá. Essa Lei, todavia, foi considerada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal, em acórdão de 4 de outubro de 1955. Por sua parte, o Governo Estadual tornou insubsistentes o desmembramento e a emancipação, amparado pelo Decreto nº 1.946, de 26 de janeiro de 1956. Dessa maneira, Bonito permaneceu como distrito de Guamá.

Em 1950, segundo a Enciclopédia dos Municípios do Brasil, a Vila do distrito de Bonito era considerada como uma das mais importantes aglomerações urbanas do município de Guamá, com 527 habitantes, dos quais 282 eram homens e 245 mulheres. De igual forma, a mesma fonte informa que, segundo estimativas do extinto Departamento Estadual de Estatística, o Distrito como um todo contava com 4.133 habitantes.

Segundo o disposto pela Lei Estadual nº 2.460, de 29 de dezembro de 1961, finalmente, o município de Bonito concretizou a sua emancipação e o seu desmembramento do município de São Miguel do Guamá. A partir dessa data, Bonito ganhou autonomia municipal, configurando a sua área patrimonial com terras desmembradas de São Miguel do Guamá, parte do distrito de Pirabas, do município de Bragança, partes dos distritos de Nova Timboteua e Peixe Boi e partes dos distritos de Capanema e Ourém, segundo indica Carlos Fonseca, na sua "Sinopse da História dos Municípios do Pará".
Atualmente, o município é constituído apenas pelo distrito-sede (Bonito).

CULTURA

A manifestação religiosa de maior expressão no município de Bonito é a festa em homenagem ao santo padroeiro do lugar, São Pedro. As comemorações são realizadas no dia 20 de junho, e contam com missa, procissão, novenas e arraial.

Hoje em dia, as manifestações da cultura popular são raras na cidade de Bonito. A população local trocou as antigas brincadeiras de pássaros, bois-bumbás, quadrilhas e outros grupos típicos (que não sobreviveram), pela programação dos canais de televisão da capital do Estado como forma de divertimento. Entretanto, foram mantidas as festas dançantes nos fins de semana.

O artesanato local é pouco variado . As peças são de caráter utilitário, destacando-se os cintos e os remos, confeccionados pelos artesãos a partir da utilização do couro e da madeira.

O município de Bonito não apresenta nenhuma construção que possa ser enquadrada na qualidade de monumento histórico propriamente dito. Entretanto, não se pode deixar de apreciar a beleza da igreja Matriz e dos prédios da escola de 1º Grau da Prefeitura Municipal.

No Município, é possível destacar a Biblioteca Municipal e a Casa da Cultura como os centros de preservação e difusão da cultura local.

Contagem da População 2007 11.279
Área da unidade territorial (km²)

588

 

Geografia

Clima: Equatorial superúmido

Mesorregião: Nordeste Paraense

Microrregião: Bragantina

Altitude: 49 metros

Latitude: - 1,3625 graus e decimais de graus

Longitude: - 47,30583 graus e decimais de graus

@lvo Pesquisas

Este site utiliza Atendimento Grátis

Rua dos Pariquis 3492, sala 3
Cremação, Belém - PA - (91) 3353-8108

© Copyright 2006 - 2014

Alvo Publicidade e Marketing - todos os direitos reservados

@lvo Pesquisas

Webmaster Marcus Santos

designed by