Previsão do Tempo

Mapa do Município

Bandeira Municipal

HISTÓRICO

A origem do município de Brasil Novo está relacionada com o Programa de Integração Nacional/PIN, instituído no ano de 1970 e implantado, a partir de 1971, pelo Governo Federal. O objetivo do PIN era o de desenvolver um grande Programa de Colonização e Reforma Agrária dirigida na Amazônia, trazendo trabalhadores sem terra de diversos pontos do Brasil, em especial, do Nordeste. A Rodovia Transamazônica se constituía no eixo ordenador de todo o Programa e, no Pará, os trechos Marabá-Altamira e Altamira-Itaituba foram objetos de planejamento e investimentos especiais.

No trecho da Rodovia Transamazônica, situado entre Altamira e Itaituba, deveriam ser constituídas Agrovilas (conjunto de lotes urbanos, com igual número de casas, instaladas no espaço de 100 há, destinadas aos colonos assentados no local, os quais receberiam, também, lotes rurais, onde desenvolveriam suas atividades econômicas.) Também fazia parte do Programa a construção de Agrópolis: reunião de Agrovilas, cuja polarização se dava em torno de um núcleo de serviços urbanos. O objetivo da Agrópolis era atender a demanda de todas as Agrovilas, situadas em determinado trecho da Transamazônica.

Na verdade, foram implantadas várias Agrovilas, porém, apenas uma Agrópolis - a Brasil Novo, no Km 46 do trecho Altamira-Itaituba.

O desenvolvimento da Agrovila e, finalmente, sua transformação em Município, se deveu a vários fatores, dentre os quais se destacam a fertilidade dos solos nesses trechos, do que resultou o dinamismo de setor agrícola da área, o crescimento demográfico acelerado do núcleo urbano de Brasil Novo, a instalação de estabelecimentos de comércio e de serviços, que acabaram servindo de ponto de apoio para caminhões e ônibus que circulavam naquele trecho. e a falta de assistência municipal. fizeram com que seus moradores, iniciassem a luta pela sua emancipação.

Com isso, o município de Brasil Novo foi criado pelo então governador Jáder Fontenelle Barbalho, através da Lei nº 5.692, de 13 de dezembro de 1991, desmembrado de parte dos territórios dos municípios de Medicilândia, Altamira e Porto de Moz, com sede na agrópolis Brasil Novo, e passou à categoria de cidade, com a denominação de Brasil Novo.

Sua instalação aconteceu em 1º de janeiro de 1993, com a posse do prefeito, do vice-prefeito e vereadores eleitos no pleito municipal de 03 de outubro de 1992.

Contagem da População 2007 18.749
Área da unidade territorial (km²)

6.368

 

Geografia

Clima: Equatorial superúmido

Mesorregião: Sudoeste Paraense

Microrregião: Altamira

Altitude: Dado não disponível

Latitude: - 3,30472 graus e decimais de graus

Longitude: - 53,53556 graus e decimais de graus

@lvo Pesquisas

Este site utiliza Atendimento Grátis

Rua dos Pariquis 3492, sala 3
Cremação, Belém - PA - (91) 3353-8108

© Copyright 2006 - 2014

Alvo Publicidade e Marketing - todos os direitos reservados

@lvo Pesquisas

Webmaster Marcus Santos

designed by