Previsão do Tempo

Mapa do Município

Bandeira Municipal

HISTÓRICO

O município de Brejo Grande do Araguaia originou-se do desmembramento do território do município de São João do Araguaia, surgido na década dos anos 50, a partir da exploração de terras situadas às margens do rio Araguaia.

O primeiro morador da localidade de Brejo Grande do Araguaia foi o senhor Raimundo Victor, que se estabeleceu no lugar, no dia 25 de julho de 1958.

Por volta de 1959, chegaram à localidade algumas pessoas vindas de Bela Vista, atual Estado do Tocantins. Essas pessoas, que eram lideradas pelo senhor Raimundo Negro, consolidaram a fundação de Brejo Grande, atual Distrito-Sede.

Em 1960, outras famílias chegaram ao local, dando origem à rua principal, atual Avenida Goiás, à Rua Trizidela e à Rua Nova.

Na metade da década de 60, aumentou o fluxo de pessoas em Brejo Grande do Araguaia, atraídas pela descoberta do garimpo de Itamerim, localizado a 16 km da sede municipal.

O processo de emancipação de Brejo Grande do Araguaia teve início na gestão do então prefeito de São João do Araguaia, Luis Carlos Lopes, através dos vereadores Agenor Miranda de Brito e Severino Gomes Pereira, residentes em Brejo Grande, que muito lutaram pela emancipação.

Em 10 de maio de 1988, através da Lei nº 5.448, sancionada pelo então governador Dr. Hélio da Mota Gueiros, Brejo Grande do Araguaia foi elevado à condição de Município. Sua instalação ocorreu em 1º de janeiro de 1989, com a posse da prefeita Maria Alves dos Santos, eleita em 15 de novembro de 1988.

Em 1991 teve suas terras desmembradas para dar origem ao município de Palestina do Pará.

O nome de Brejo Grande do Araguaia é em homenagem ao igarapé local, que possui águas frias e cristalinas e está em sua maior parte, numa brejaria.

O Município é constituído do distrito-sede e do distrito de São Raimundo do Araguaia, apesar de possuir outras localidades importantes, como: Palestina, São Raimundo do Araguaia, Jarbas Passarinho, Santa Isabel do Araguaia, Itapemirim, Santa Rita, São Pedro e Grota de Lages.

CULTURA

Em Brejo Grande do Araguaia, o catolicismo é predominante, o que faz com que, em todo o município, sejam promovidas as festas em homenagem aos santos padroeiros de cada localidade. As festas, também conservam um lado profano, com arraiais, leilões etc.

No Distrito-Sede, a principal festividade religiosa é a Folia Mineira, em homenagem aos Santos Reis, cuja comemoração acontece na primeira semana de janeiro. Em Vila Isabel, no mês de agosto, é feita homenagem à padroeira Santa Isabel, além da procissão e novenário, é montado um arraial.

As manifestações culturais são pouco expressivas, destacando-se a Folia de Reis e o Boi-Bumbá.

Brejo Grande do Araguaia não possui qualquer monumento histórico. Isso se deve ao seu pouco tempo de existência, já que o município foi criado em 1988.

O Município possui uma biblioteca no distrito-sede que, embora funcionem precariamente, são os únicos equipamentos culturais de Brejo Grande.

Contagem da População 2007 7.444
Área da unidade territorial (km²)

1.188

 

Geografia

Clima: Equatorial superúmido

Mesorregião: Sudeste Paraense

Microrregião: Marabá

Altitude: 110 metros

Latitude: - 5,69889

Longitude: - 48,41306

@lvo Pesquisas

Este site utiliza Atendimento Grátis

Rua dos Pariquis 3492, sala 3
Cremação, Belém - PA - (91) 3353-8108

© Copyright 2006 - 2014

Alvo Publicidade e Marketing - todos os direitos reservados

@lvo Pesquisas

Webmaster Marcus Santos

designed by