Previsão do Tempo

Mapa do Município

Bandeira Municipal

HISTÓRICO

A história do município de Capitão Poço está vinculada, de maneira direta, ao processo do chamado avanço das frentes pioneiras, implementado pelo Governo Federal, que resultou na instalação de migrantes, originários de outras partes do país, no território paraense, sob influência da Rodovia Belém-Brasília.

O historiador Carlos Roque, na sua "História dos Municípios do Estado do Pará", informa que, no transcurso dos anos 50, foi instalada uma frente pioneira em área pertencente ao município de Ourém, que passou a ser chamada de Capitão Poço. O nome desta frente representou uma homenagem ao explorador conhecido pelo nome de Capitão Possolo, o mesmo que integrou parte da primeira caravana de pioneiros que, no mês de junho de 1955, chegou até o local onde hoje se localiza a sede do Município, que foi batizado como Capitão Poço.

Em 29 de dezembro de 1961, Capitão Poço foi elevado à categoria de Município, mediante a promulgação da Lei Estadual nº 2460, sendo instalado como tal em 25 de março de 1962. Para ser constituído como Município, houve necessidade de se desmembrar a área patrimonial do Município de Ourem.

Atualmente, o Município possui apenas o distrito-sede de Capitão-Poço.

CULTURA

A maior manifestação religiosa do município de Capitão Poço é a festa em homenagem ao santo padroeiro, Santo Antônio Maria Zacarias, cujas comemorações ocorrem no período de 23 a 30 de setembro, seguida pelo Círio de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

As manifestações da cultura popular mais presentes são as quadrilhas, os bois-bumbás e os cordões de pássaros. São realizados concursos e exposição de poesias, festivais de música e poesias, Feira Municipal de Cultura, concursos de blocos carnavalescos e de fantasias.

O artesanato local ganha destaque com a arte de esculpir quadros em madeira.

As igrejas de Santo Antônio e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro constituem as construções mais significativas do patrimônio histórico de Capitão Poço.

A Biblioteca Pública é, até o momento, o único equipamento cultural que o Município dispõe para resguardar e divulgar a cultura local.

Contagem da População 2007 50.839
Área da unidade territorial (km²)

2.900

 

Geografia

Clima: Equatorial superúmido

Mesorregião: Nordeste paraense

Microrregião: Guamá

Altitude: 50 metros

Latitude: - 1,74389 graus e decimais de graus

Longitude: - 47,06278 graus e decimais de graus

@lvo Pesquisas

Este site utiliza Atendimento Grátis

Rua dos Pariquis 3492, sala 3
Cremação, Belém - PA - (91) 3353-8108

© Copyright 2006 - 2014

Alvo Publicidade e Marketing - todos os direitos reservados

@lvo Pesquisas

Webmaster Marcus Santos

designed by