Previsão do Tempo

Mapa do Município

Bandeira Municipal

Histórico

O município de Cumaru do Norte fica a 749 quilômetros de Belém, na região sudeste do Pará. Foi criado em 1991 e nasceu em torno de um garimpo, que surgiu ainda na década de 80. Atraídos pela descoberta de ouro em uma fazenda, dezenas de homens vindos de várias partes do Estado e de outras regiões do País começaram a se fixar na região. A atividade garimpeira cresceu e a área onde hoje fica Cumaru do Norte ganhou uma pista de pouso e decolagem para táxis aéreos.

O crescimento da atividade atraiu olhares gananciosos para a região e foi preciso criar o Projeto Cumaru, que ficou sob a responsabilidade do Conselho de Segurança Nacional. O objetivo era acabar com o contrabando de ouro, dar assistência aos garimpeiros e evitar conflitos entre eles e os índios kaiapó.
Assim, durante alguns anos a área foi controlada pelos militares do antigo Serviço Nacional de Informações (SNI) e pela Polícia Federal.

Enquanto isso, a garimpagem crescia. A Caixa Econômica Federal abriu uma agência em Cumaru para abertura de caderneta de poupança e compra de ouro. Aos poucos o pequeno povoado se desenvolvendo em torno das famosas "currutelas" e os problemas sociais se agravaram. Foi então que surgiu o movimento de emancipação. Eram muitos os que queriam se desvincular do município de Ourilândia do Norte. O desejo de separação virou Projeto de Lei e o município foi criado através da Lei 5.710, de 27 de dezembro de 1991.

Economia

A cidade que tem nome de origem botânica (cumaru é uma árvore da família das leguminosas próprias da mata úmida, de flores vermelhas e perfumadas, cujas sementes são ricas em cumaria), desenvolveu outras atividades econômicas, além do ouro. A extração de madeira e a pecuária, mesmo que praticadas no município apenas como meio de subsistência, fazem parte da base econômica de Cumaru do Norte. O comércio também é outra gera receitas, mas a queda na exploração mineral provocou uma certa estagnação do setor.

Cultura e Lazer

Talvez em função de sua origem garimpeira, que reúne pessoas dos mais diversos lugares, Cumaru do Norte ainda não dispõe de manifestações culturais próprias. O único evento de destaque é a Festividade de Nossa Senhora Aparecida, que acontece todos os anos no mês de outubro. Porém, a natureza foi generosa com a população e seus turistas, oferecendo uma bela opção de lazer: a Cachoerinha. O recanto fica a 7 km da sede do município e tem acesso, primeiramente, de carro, e depois a pé por uma estrada de terra, proporcionando um passeio bem ecológico.

Contagem da População 2007 10.452
Área da unidade territorial (km²)

5.829

 

Geografia

Clima: Equatorial superúmido

Mesorregião: Sudeste Paraense

Microrregião: Conceição do Araguaia

Altitude: 165 metros

Latitude: - 8,25778 graus e decimais de graus

Longitude: - 49,26475 graus e decimais de graus

@lvo Pesquisas

Este site utiliza Atendimento Grátis

Rua dos Pariquis 3492, sala 3
Cremação, Belém - PA - (91) 3353-8108

© Copyright 2006 - 2014

Alvo Publicidade e Marketing - todos os direitos reservados

@lvo Pesquisas

Webmaster Marcus Santos

designed by