Histórico
O município de Cumaru do Norte fica a 749 quilômetros de Belém, na região sudeste do Pará. Foi criado em 1991 e nasceu em torno de um garimpo, que surgiu ainda na década de 80. Atraídos pela descoberta de ouro em uma fazenda, dezenas de homens vindos de várias partes do Estado e de outras regiões do País começaram a se fixar na região. A atividade garimpeira cresceu e a área onde hoje fica Cumaru do Norte ganhou uma pista de pouso e decolagem para táxis aéreos.
O crescimento da atividade atraiu olhares gananciosos para a região e foi preciso criar o Projeto Cumaru, que ficou sob a responsabilidade do Conselho de Segurança Nacional. O objetivo era acabar com o contrabando de ouro, dar assistência aos garimpeiros e evitar conflitos entre eles e os índios kaiapó.
Assim, durante alguns anos a área foi controlada pelos militares do antigo Serviço Nacional de Informações (SNI) e pela Polícia Federal.
Enquanto isso, a garimpagem crescia. A Caixa Econômica Federal abriu uma agência em Cumaru para abertura de caderneta de poupança e compra de ouro. Aos poucos o pequeno povoado se desenvolvendo em torno das famosas "currutelas" e os problemas sociais se agravaram. Foi então que surgiu o movimento de emancipação. Eram muitos os que queriam se desvincular do município de Ourilândia do Norte. O desejo de separação virou Projeto de Lei e o município foi criado através da Lei 5.710, de 27 de dezembro de 1991.
Economia
A cidade que tem nome de origem botânica (cumaru é uma árvore da família das leguminosas próprias da mata úmida, de flores vermelhas e perfumadas, cujas sementes são ricas em cumaria), desenvolveu outras atividades econômicas, além do ouro. A extração de madeira e a pecuária, mesmo que praticadas no município apenas como meio de subsistência, fazem parte da base econômica de Cumaru do Norte. O comércio também é outra gera receitas, mas a queda na exploração mineral provocou uma certa estagnação do setor.
Cultura e Lazer
Talvez em função de sua origem garimpeira, que reúne pessoas dos mais diversos lugares, Cumaru do Norte ainda não dispõe de manifestações culturais próprias. O único evento de destaque é a Festividade de Nossa Senhora Aparecida, que acontece todos os anos no mês de outubro. Porém, a natureza foi generosa com a população e seus turistas, oferecendo uma bela opção de lazer: a Cachoerinha. O recanto fica a 7 km da sede do município e tem acesso, primeiramente, de carro, e depois a pé por uma estrada de terra, proporcionando um passeio bem ecológico.