Previsão do Tempo

Mapa do Município

Bandeira Municipal

HISTÓRICO

O Município de Curionópolis foi criado a partir do desmembramento das terras do município de Marabá. Sua origem está relacionada com uma aglomeração humana que se estabeleceu no km 30 da Rodovia PA-275, no final da década de 70, na expectativa de conseguir trabalho, seja nas obras de construção da Estrada de Ferro Carajás-Ponta da Madeira ou em busca de ouro nos pequenos garimpos que proliferavam na região.

Com a descoberta de ouro em Serra Pelada, no início dos anos 80, Curionópolis consolidou-se como núcleo de apoio a essa atividade extrativa e como local de residência de mulheres e filhos dos garimpeiros, uma vez que naquela época eram impedidos de ingressar em Serra Pelada.

Como núcleo de apoio a essa atividade mineradora, Curionópolis desenvolveu um comércio diversificado e um setor de serviços bem equipado: hotéis, pensões, bares, lanchonetes, boites e outros. Essa gama de oportunidades e serviços oferecidos, contribuiu para a consolidação de Curionópolis como povoação, mesmo depois que o ouro do garimpo de Serra Pelada escasseou. Através da Lei Estadual nº 5.444, sancionada pelo então governador Dr. Hélio da Mota Gueiros, de 10 de maio de 1988, o povoado de Curionópolis foi elevado à condição de Município. Sua instalação ocorreu no dia 1º de janeiro de 1989, com a posse do Prefeito Salatiel Almeida, eleito no Pleito Municipal de 15 de novembro de 1988.

Em 1991, o município de Curionópolis teve seu território desmembrado para dar origem ao município de Eldorado do Carajás.

O nome Curionópolis foi escolhido em homenagem ao "Major Curió", que exerceu grande autoridade e liderança sobre os garimpeiros, no período de 1981-82, quando era coordenador do garimpo de Serra Pelada.
O Município é constituído somente do distrito-sede.

CULTURA

No mês de maio, a população de Curionópolis homenageia a santa padroeira do Município, Nossa Senhora de Fátima. Anteriormente, no dia 30 de março, acontece uma procissão que sai de Eldorado do Carajás com destino à sede do município de Curionópolis, num percurso de 20 km, em homenagem à freira Adelaide, assassinada por um pistoleiro no Km-2 da Rodovia PA-275, naquela localidade.

O conjunto de equipamentos culturais existentes no Município é composto por dois cinemas, uma livraria e um jornal.

Contagem da População 2007 17.769
Área da unidade territorial (km²)

2.369

 

Geografia

Clima: Equatorial superúmido

Mesorregião: Sudeste Paraense

Microrregião: Parauapebas

Altitude: 180 metros

Latitude: - 6,09444 graus e decimais de graus

Longitude: - 45,59472 graus e decimais de graus

@lvo Pesquisas

Este site utiliza Atendimento Grátis

Rua dos Pariquis 3492, sala 3
Cremação, Belém - PA - (91) 3353-8108

© Copyright 2006 - 2014

Alvo Publicidade e Marketing - todos os direitos reservados

@lvo Pesquisas

Webmaster Marcus Santos

designed by