Previsão do Tempo

Mapa do Município

Bandeira Municipal

HISTÓRICO

A origem do município de Garrafão do Norte, está relacionada com o novo povoamento do Estado do Pará, na década de 50, a partir da abertura de Rodovias, fato este que ensejou, também, o aparecimento de outros Municípios.

O Município nasceu de um povoado que se formou em terras do município de Ourém, sendo conhecido, na época, apenas como Garrafão. Seus primeiros moradores foram, quase na sua totalidade, descendentes de imigrantes nordestinos que, constituíram as chamadas frentes pioneiras, as quais foram as grandes responsáveis pelo povoamento da região. Do poder público estadual, os moradores de Garrafão receberam auxílio para a construção de uma estrada que ligou o povoado à um das vilas de Ourém, denominada Mamorana. Da mesma forma, também receberam ajuda para a construção de cinco pontes consideradas de importância vital para o escoamento da produção agrícola desenvolvida no lugar.

Posteriormente, devido ao dinamismo da sua economia, o povoado de Garrafão foi elevado à categoria de Distrito do município de Ourém, já com o nome de Garrafão do Norte. A partir de então, todos os fatos relacionados à história do atual município de Garrafão do Norte, passaram a estar estritamente vinculados aos capítulos recentes da história política, econômica e administrativa do município de Ourém.

Em 1988, mediante os dispositivos contidos na Lei nº 5.445, de 10 de maio, pelo então governador Dr. Hélio da Mota Gueiros, foi-lhe outorgado o reconhecimento como Município do Estado do Pará, sendo constituído com área desmembrada do município de Ourém. Seu primeiro prefeito eleito foi o senhor Milton Xavier dos Santos.

O Município de Garrafão do Norte conta com um único distrito, que se constitui a sede municipal. Entretanto, os habitantes do lugar mencionam como núcleos populacionais mais representativos do Município, as localidades de Livramento, Nova Esperança, Marapanim, Mamorana, Maçaranduba, Angelim e Novo Horizonte.

O nome do Município é uma referência ao igarapé de mesmo nome que passa pela sua sede municipal. Originalmente, o Município foi conhecido pelo nome de Povoado do Garrafão, mas como no Estado de Espírito Santo existe um núcleo urbano com a mesma denominação, foi-lhe acrescentado o topônimo "do Norte".

CULTURA

São três as manifestações religiosas que merecem destaque no município de Garrafão do Norte. Em junho, ocorre a festividade em homenagem ao Sagrado Coração de Jesus, oportunidade em que a população local organiza um arraial. Em outubro, no dia 4, comemora-se São Francisco de Assis, o padroeiro da cidade. Por último, em dezembro, é festejada Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Em junho, além das manifestações de cunho puramente religioso, Garrafão do Norte dá lugar, também, a outro tipo de manifestação da cultura popular do Município, que é a quadra junina, onde ocorrem exibições de quadrilhas e bois-bumbás.

 

Contagem da População 2007 24.619
Área da unidade territorial (km²)

1.604

 

Geografia

Clima: Equatorial superúmido

Mesorregião: Nordeste Paraense

Microrregião: Guamá

Altitude: 56 metros

Latitude: - 1,93417 graus e decimais de graus

Longitude: - 47,0525 graus e decimais de graus

@lvo Pesquisas

Este site utiliza Atendimento Grátis

Rua dos Pariquis 3492, sala 3
Cremação, Belém - PA - (91) 3353-8108

© Copyright 2006 - 2014

Alvo Publicidade e Marketing - todos os direitos reservados

@lvo Pesquisas

Webmaster Marcus Santos

designed by