Previsão do Tempo

Mapa do Município

Bandeira Municipal

Histórico

Marapanim, terra do carimbó

No nordeste paraense, a 120 quilômetros de Belém, uma cidade hospitaleira fascina por sua cultura, história e belezas naturais. Os encantos são tantos que ela tem até um guardião, o oceano Atlântico. A cidade é Marapanim, nome que em nheegatu significa “borboletinha do mar” ou “borboletinha d'água”. A escolha foi feita pelos índios da região a um rio que por ali corria, em cujas margens podia-se ver um grande número de borboletas pequenas.

Com mais de um século de existência, Marapanim tem história para contar. História que começou no século XVII, quando os padres jesuítas ali chegaram e lá fundaram uma fazenda, que eles chamaram de “Bom Intento”. A fazenda, na época da Lei Pombalina, em 1775, foi confiscada dos jesuítas e entregue à particulares. O domínio das terras chegou as mãos do padre José Maria do Valle, que dela separou uma parte, doando-a para criação de uma freguesia. Em 1833, durante a Independência, a então freguesia do Bom Intento ficou sob a jurisdição da vila de Cintra, hoje município de Maracanã. Dezessete anos mais tarde, em 1850, já era povoado.

Em 1869 foi elevado à categoria de freguesia, sob a proteção de Nossa Senhora da Vitória, continuando porém a pertencer a Cintra. A autonomia veio em 1874, porém sua instalação só ocorreu quatro anos mais tarde, em 1878, com a eleição dos vereadores e juiz de paz. A emancipação municipal durou até dezembro de 1930, quando o município de Marapanim foi extinto, através de um decreto, e entregue a Curuçá. Entretanto, menos de um mês depois, o decreto nº 111, de 21 de janeiro de 1931, tornou-se sem efeito a extinção.

Hoje, 127 anos depois de sua fundação e com uma população de mais de 24 mil pessoas que vive basicamente da avicultura, pecuária, comércio e da agricultura, o município é um dos mais promissores pólos turísticos do Estado.

Contagem da População 2007 26.651
Área da unidade territorial (km²)

792

 

Geografia

Clima: Equatorial superúmido

Mesorregião: Nordeste Paraense

Microrregião: Salgado

Altitude: 10 metros

Latitude: 0,71638 graus e decimais de graus

Longitude: - 47,69472 graus e decimais de graus

@lvo Pesquisas

Este site utiliza Atendimento Grátis

Rua dos Pariquis 3492, sala 3
Cremação, Belém - PA - (91) 3353-8108

© Copyright 2006 - 2014

Alvo Publicidade e Marketing - todos os direitos reservados

@lvo Pesquisas

Webmaster Marcus Santos

designed by