Previsão do Tempo

Mapa do Município

Bandeira Municipal

 

Histórico

A posição estratégica do terreno da atual cidade de Óbidos chamou a atenção dos portugueses, nos primórdios da colonização, ali o rio Amazonas estreitava-se consideravelmente. Em 1697 o governador subiu o grande rio. E ao passar por aquele local, verificou ser a margem esquerda muito favorável para a construção de um forte, pois com ele seria mais fácil garantir a hegemonia portuguesa no Amazonas.
        Foi dada a ordem e Manoel da Motta e Siqueira construiu, no ponto onde existia uma tribo de índios pauxis um pequeno forte denominado de fortaleza dos Pauxis. O local distanciava- se cerca de duas léguas da foz do rio Trombetas, cento e oitenta léguas de Belém e aproximadamente dezesseis léguas de Alenquer.
        Enquanto a fortificação era levantada, os capuchos da Piedade fundavam, com os índios do rio Trombetas, uma aldeia que também chamaram de Pauxis.
Em 1758 por ali passou o Governador Francisco Xavier de Mendonça Furtado e reuniu as duas aldeias dos capuchos da Piedade e criou uma vila que deu o nome português de Óbidos.

Contagem da População 2007 46.793
Área da unidade territorial (km²)

28.021

 

Geografia

Mesorregião: Baixo Amazonas

Microrregião: Santarém

Altitude: 45 metros

Latitude: - 1,9175 graus e decimais de graus

Longitude: - 55,51806 graus e decimais de graus

@lvo Pesquisas

Este site utiliza Atendimento Grátis

Rua dos Pariquis 3492, sala 3
Cremação, Belém - PA - (91) 3353-8108

© Copyright 2006 - 2014

Alvo Publicidade e Marketing - todos os direitos reservados

@lvo Pesquisas

Webmaster Marcus Santos

designed by