Previsão do Tempo

Mapa do Município

Bandeira Municipal

Histórico

A primeira denominação do atual Município de Piçarra foi Cruzelândia e se constituia num vilarejo, que evoluiu com o crescimento de São Geraldo do Araguaia.

Piçarra surgiu quando, em 1978, o Batalhão de Engenharia e Construção - BEC, iniciou a estrada de São Geraldo do Araguaia à Itaipava, em um percurso de 90 km. Em decorrência da grande distância tornou-se necessária a montagem de um acampamento para alojar a equipe e guarda do maquinário.

Em seguida decidiu-se por dividir a distância ao meio e montar o acampamento no km 45,que, coincidentemente, seria em cima de uma cascalheira. Por ser uma região totalmente de mata, o BEC mantinha em sua equipe profissionais da área de saúde (médicos e dentistas), que atendiam as pessoas que necessitavam de cuidados médicos e que na época eram conhecidas como sobra de terra.

Como consequência dos atendimentos médicos realizados na região, pois havia muita malária e tifo, muitas pessoas se aproximaram e por conseguinte passaram a montar barracos junto ao acampamento da Piçarreira, como era conhecido o lugar, originando assim o povoado e sua denominação.

O MUnicípio de Piçarra foi criado através da Lei nº 5.934, de 29 de dezembro de 1995, sancionada pelo governador Almir Gabriel, desmembrado do Município de São Geraldo do Araguaia.

A instalação deu-se no dia 01 de janeiro de 1977, com a posse do primeiro prefeito, sr. Milton Perreira de Freitas.

Fonte: Cidades do Pará - origem e significado de seus nomes

Contagem da População 2007 7.679
Área da unidade territorial (km²)

3.312

 

Geografia

Clima: Equatorial superúmido

Mesorregião: Sudeste Paraense

Microrregião: Conceiçaõdo Araguaia

Altitude: 90 metros

Latitude: - 2,99583 graus e decimais de graus

Longitude: - 47,35278 graus e decimais de graus

@lvo Pesquisas

Este site utiliza Atendimento Grátis

Rua dos Pariquis 3492, sala 3
Cremação, Belém - PA - (91) 3353-8108

© Copyright 2006 - 2014

Alvo Publicidade e Marketing - todos os direitos reservados

@lvo Pesquisas

Webmaster Marcus Santos

designed by