Previsão do Tempo

Mapa do Município

Bandeira Municipal

Histórico

De Pizón a Drummond, a paixão por Salvaterra

Um dos maiores encantos da IIha do Marajó, Salvaterra também é cheia de mistérios. Quem vai lá comprova, como o saudoso poeta Carlos Drummond de Andrade, que escreveu no Jornal do Brasil em 21 de janeiro de 1981: “...Salvaterra é um segredo, um presente fechado, porta jóias, senha maçônica. É preciso respeitar Salvaterra, é preciso amar Salvaterra. Ah! Você não calcula...”

Realmente, ninguém calcula como tanta beleza e magia cabe em tão pouco espaço. O município é o menor da Ilha, com apenas 2% da área total. Esses 2% são distribuídos em florestas pouco densas, campos inundáveis, cerrados e belas praias. Aliás, essas praias teriam atraído o primeiro visitante a chegar na Ilha do Marajó. Segundo alguns historiadores, Salvaterra teria sido descoberta por volta de 1.500, ano do Descobrimento do Brasil, pelo navegador espanhol Vicente Yanez Pizón. A História diz que, ao tentar escapar do fenômeno da pororoca quando navegava o rio Amazonas, ele buscou refúgio em uma desconhecida ilha (hoje, a famosa Ilha do Marajó), batizando o local de sua chegada de Ilha Grande de Joannes – atualmente, uma das 47 vilas de Salvaterra e chamada apenas de vila de Joannes.

O lugar onde fica Salvaterra servia para agrupar aldeias existentes na ilha do Marajó que tentavam se defender de invasores e também para troca de trabalhos. As principais tribos que viveram na região foram os Sacacas, os Aruans, os Caias, os Nheengaíbas e os Araris, entre outras. Os jesuítas também tiveram forte presença no município. No século XVII, ergueram a primeira igreja de Salvaterra, na vila de Joannes. Hoje, as ruínas desta igreja são uma das muitas atrações turísticas do município.

Talvez por ser vizinho a Soure, Salvaterra pertenceu a este município durante muito tempo. Era um povoado de Soure e foi elevado à categoria de vila através da Lei nº 758, de 27 de fevereiro de 1901. No mês seguinte, foi instalada pelo Decreto nº 993. Na divisão territorial fixada em 1943, Salvaterra aparece como distrito de Soure. Só em 29 de dezembro de 1961, através da Lei nº 2.460, Salvaterra é elevada à categoria de município. Hoje, é constituído pelos distritos de Condeixa, Joanes, Jubim e Monsarás.

Contagem da População 2007 17.077
Área da unidade territorial (km²)

1.044

 

Geografia

Clima: Equatorial superúmido

Mesorregião: Marajó

Microrregião: Arari

Altitude: 15 metros

Latitude: - 1,81361 graus e decimais de graus

Longitude: - 49,79528 graus e decimais de graus

@lvo Pesquisas

Este site utiliza Atendimento Grátis

Rua dos Pariquis 3492, sala 3
Cremação, Belém - PA - (91) 3353-8108

© Copyright 2006 - 2014

Alvo Publicidade e Marketing - todos os direitos reservados

@lvo Pesquisas

Webmaster Marcus Santos

designed by