Previsão do Tempo

Mapa do Município

Bandeira Municipal

Histórico

Duas histórias são contadas, aparecendo nos seus registros históricos, para explicar a origem do nome deste Município. A primeira, estreitamente vinculada à devoção e culto a Santa izabel, a rainha católica de Portugal, que foi canonizada e cuja imagem um imigrante levou para o lugar. A segunda, atribuída às virtudes de uma escrava chamada Isabel que, segundo os relatos orais, teria chegado ao povoado acompanhando um dos imigrantes e que, com a dedicação para com o seu senhor e para com o reto dos habitantes, passou a ser chamada de ‘santa”.

A história de Santa Izabel do Pará tem suas raízes na própria evolução jurisdicional do Município de Belém, já que, nas suas origens, se constituem num povoado que passou a ser reconhecido como vila em 6 de junho de 1899, mediante a promulgação da lei nº 646. Nessa altura, Santa Izabel contava com uma estação da Estrada de Ferro de Bragança, precisamente no Km 46.

Relatam seus historiadores que, em 24 de fevereiro de 1905, foi inaugurada, na vila, uma agência do Telégrafo Nacional, ampliando-se a infra-estrutura física do lugar que já contava com um mercado público e um grupo escolar, que fora criado pelo Decreto nº 1295, de 8 de abril de 1904. Devido ao dinamismo experimentado pela vila, em 30 de dezembro de 1931, ganhou o predicado de Município, e como tal, foi instalado em 2 de janeiro de 1932. Entretanto, nesse mesmo ano, lhe foi retirado o predicado, ficando extinto o Município.

Em 8 de dezembro de 1933, segundo a Enciclopédia dos Municípios, mediante a promulgação de Decreto Estadual nº 1110, voltou a ganhar autonomia como Município, registrando-se uma nova instalação, como tal, em 7 de janeiro de 1934.

Segundo as fontes históricas consultadas, o Município ficou constituído com áreas territoriais que pertenciam a Belém e a Castanhal.

Para esta segunda instalação Noé de carvalho foi nomeado como primeiro Prefeito municipal.

Alguns anos depois de sua instalação como Município, santa Izabel, devido a disposições contidas no Decreto-lei nº 2972, de 31 de março de 1938, passou a contar com os distritos de Santa Izabel, Ananindeua, Caraparu, Benevides, Benfica Americano e Arari. Alguns meses mais tarde, em 31 de outubro de 1938, pelo Decreto-lei nº 3131, dele foram desmembrados os distritos de Ananindeua, Benfica e Arari, que foram anexados ao município de Belém.

No ano de 1934, o Decreto-Lei nº 4505, ao ser promulgado, em 30 de dezembro, deu origem ao surgimento do Município de Ananindeua, com parte das terras que, originalmente, haviam pertencido ao distrito de Benevides e com outras áreas que Belém cedeu.

O mesmo instrumento legal mudou o nome do Município de Santa Izabel para passar a reconhecê-lo como João Coelho e, inclusive, por força deste Decreto-lei, foi estipulado que contaria, unicamente, com os distritos de João Coelho, Americano e Caraparu.

No ano de 1955, chegou-se a promulgar a Lei nº 1127, em 11 de março, mediante a qual era proposto o desmembramento de parte do território de João Coelho, para permitir a criação do Município de Santo Antônio do Tauá. Essa iniciativa não prosperou, por haver sido declarada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal, o que originou a promulgação do Decreto nº 1496, em 26 de janeiro de 1956, tornando insubsistente o desmembramento.

Em 10 de janeiro de 1961, através do Decreto-Lei nº 2160, lhe foi devolvida a sua antiga denominação, abandonando o nome de João Coelho e passando a ser chamado, novamente, de Município de Santa Izabel do Pará.

Atualmente, conta com três distritos: Santa Izabel do Pará, que se constitui na sede do Município, Americano e Caraparu.

Contagem da População 2007 51.763
Área da unidade territorial (km²)

718

 

Geografia

Clima: Equatorial superúmido

Mesorregião: Metropolitana de Belém

Microrregião: Castanhal

Altitude: 24 metros

Latitude: - 1,29861 graus e decimais de graus

Longitude: - 48,16056 graus e decimais de graus

@lvo Pesquisas

Este site utiliza Atendimento Grátis

Rua dos Pariquis 3492, sala 3
Cremação, Belém - PA - (91) 3353-8108

© Copyright 2006 - 2014

Alvo Publicidade e Marketing - todos os direitos reservados

@lvo Pesquisas

Webmaster Marcus Santos

designed by