Previsão do Tempo

Mapa do Município

Bandeira Municipal

Histórico

A origem de São Francisco do Pará está vinculada à antiga, e hoje extinta, Estrada de Ferro de Bragança. No km 95 da ferrovia foi implantado um ponto de parada, para os trens que faziam o percurso Belém-Bragança. Em torno da pequena estação criou-se um povoado que passou a ser conhecido por Vila de São Francisco ou Vila Augusto Montenegro, numa referência ao governador paraense.
Os primeiros nomes que a história registrou na incipiente povoação de São Francisco foram dos desbravadores José Mariano da Silva e José Porfírio de Souza. O povoado foi oficialmente criado em 05 de novembro de 1903.

Em 30 de dezembro de 1943, com a lei assinada pelo governador Magalhães Barata, foi criado o Município com o nome de Anhangá.

Em 1961, houve alteração, passando de Anhangá para São Francisco do Pará. Certamente o nome da cidade não agradou aos munícipes que, ao descobrirem que Anahngá, na língua tupi significa diabo, fantasma, pretenderam sua mudança para que não trouxessem maus presságios.

O nome atual é referência ao santo padroeiro, acrescido do termo "do Pará", para diferenciá-lo de Município já existente em outro Estado da Federação.

Fonte: Cidades do Pará - origem e significado de seus nomes

Contagem da População 2007 11.913
Área da unidade territorial (km²)

480

 

Geografia

Clima: Equatorial superúmido

Mesorregião: Nordeste Paraense

Microrregião: Guamá

Altitude: 14 metros

Latitude: - 1,67528 graus e decimais de graus

Longitude: - 47,77444 graus e decimais de graus

@lvo Pesquisas

Este site utiliza Atendimento Grátis

Rua dos Pariquis 3492, sala 3
Cremação, Belém - PA - (91) 3353-8108

© Copyright 2006 - 2014

Alvo Publicidade e Marketing - todos os direitos reservados

@lvo Pesquisas

Webmaster Marcus Santos

designed by