Previsão do Tempo

Mapa do Município

Bandeira Municipal

Histórico

Soure é um município rico de beleza natural e patrimonial. Quem visita as antigas igrejas, coretos, praças, casas, praias, fazendas ou campos inundáveis (onde a presença de pássaros e búfalos é constante) não se cansa de contemplar o cenário. Parece que foi feito sob encomenda. Na verdade, em parte. A sede do município foi projetada pelo urbanista Aarão Reis, também responsável pela urbanização da capital de Minas Gerais, Belo Horizonte.

Tudo começou com as aldeias dos índios maruanazes e Mundis, pertencentes à tribo dos Aruãs. Com a visita do primeiro governador do Pará, Francisco Xavier de Mendonça Furtado, no início do século XVIII, essas duas aldeias indígenas acabaram virando um povoado chamado de Monforte. O povoado foi elevado à condição de vila em 1757 e tornou-se município em 20 de janeiro de 1859. No ano de 1961, através da Lei Estadual nº.2460, novos municípios foram criados, caso de Salvaterra que foi desmembrado de Soure.

Privilégio - Quem mora em Soure sabe que é um privilegiado. Considerada a “Pérola do Marajó” ou a “Capital do Marajó” (títulos que disputa com o vizinho Salvaterra) o município é o maior do arquipélago marajoara e tem localização extraordinária, pois fica na costa oriental da ilha, onde existem as mais belas praias de toda a região. Além disso, também é banhado pelo rio Paracauari.

O búfalo é o grande símbolo de Soure. Por isso, não se assuste se encontrá-los pelas ruas da cidade. Esses animais são utilizados como um dos principais meios de transporte, ao lado de moto-táxis e bicicletas. Além disso, são mansos e já se acostumaram com o movimento e até mesmo curiosidade dos visitantes. Não é à toa, então, que Soure foi reconhecida como a “Capital do Búfalo”.

O título veio em setembro de 1998, quando Soure foi a sede da Exposição Nacional de Búfalos. Em 99, aconteceu o I Festival de Búfalo do Pará. A mola propulsora desses eventos é a Expo-búfalo, mantida há 42 anos no Marajó - local onde a criação do animal começou no final do século XIX.

Contagem da População 2007 21.395
Área da unidade territorial (km²)

3.513

 

Geografia

Clima: Equatorial superúmido

Mesorregião: Marajó

Microrregião: Arari

Altitude: 15 metros

Latitude: - 1,81361 graus e decimais de graus

Longitude: - 49,79528 graus e decimais de graus

@lvo Pesquisas

Este site utiliza Atendimento Grátis

Rua dos Pariquis 3492, sala 3
Cremação, Belém - PA - (91) 3353-8108

© Copyright 2006 - 2014

Alvo Publicidade e Marketing - todos os direitos reservados

@lvo Pesquisas

Webmaster Marcus Santos

designed by