Previsão do Tempo

Mapa do Município

Bandeira Municipal

Histórico:

O Município de Terra Santa foi criado, segundo a Lei Estadual nº 5.699, de 13 de dezembro de 1991, tendo sido desmembrado dos Municípios de Oriximiná e Faro. O nome de Terra Santa se originou de “Ponta de Santa”, nome que designou uma ponta de pedras em frente a cidade, e onde os primitivos índios se reuniam para a prática de rituais religiosos.

Terra Santa, nome dado em 1887, pelo Pe. José Nicolino de Souza, baseado na lenda, que diz que, numa ocasião do ritual sagrado das Amazonas a ser realizado na ponta de pedras, as índias adoeceram de gripe, o que para elas era fatal. O xamá, insistiu a que elas se banhassem nas águas do lago, como parte dos rituais logo em seguida, elas se recuperaram e a festa teve prosseguimento. O xamá então disse que àquele lugar era uma “terra Santa, cujas águas as haviam curado”.

O desmembramento do local, deu-se em meados de 1883, durante a exploração de riquezas naturais, onde se destacavam, a borracha, a madeira-de-lei, essência, como pau-rosa, peles de animais silvestres e a pesca.

Inicialmente se estabeleceram poucas famílias oriundas de regiões vizinhas, como o índio Bruni e sua companheira Jussara, o português Manoel José, casado com a índia Marciana, Carolina Maria do Rego, Francisco Coelho, Máximo Menezes, Raimundo dos Santos, entre as principais. Essas famílias, além do extrativismo vegetal, iniciaram também o cultivo de roças, algodão e a criação do gado bovino.

O Município, é formado pelas cidades de Terra Santa, algumas vilas e povoações, como: Conceição, Abaricu-Jarana, Alema, Santa Marta, Terezinha, Varre Vento, Porto Aurora, Paraíso, Maracanã, Nazaré, Timbó, etc.
O Município de Terra Santa, continuará integrado à Comarca Judiciária de Faro

Criado pela Lei no 5690, de 13 de dezembro de 1991, sancionada pelo Governador Jader Barbalho, o município de Terra Santa foi constituído por áreas desmembradas dos municípios de Faro e Oriximiná. Teve sua instalação oficial no dia 1o de janeiro de 1993, quando tomaram posse o prefeito, o vice-prefeito e os vereadores eleitos no pleito de 3 de outubro de 1992. Originalmente, o lugar onde hoje está a cidade, era conhecido por “Pedra Santa”, pois ali os indígenas faziam seus rituais sagrados, em uma ponta de pedra, no rio. Já a denominação de Terra Santa foi dada em 1887, pelo padre José Nicolino de Souza.
Sobre a origem do lugar, a exploração começou por volta de 1883, com a procura de riquezas naturais como borracha, essências como o pau-rosa, peles de animais, pesca, madeiras-de-lei. Terra Santa faz limites com os municípios de Faro, Oriximiná, Juruti e Estado do Amazonas.

Contagem da População 2007 15.316
Área da unidade territorial (km²)
1.901

 

Geografia

Mesorregião: Baixo Amazonas

Microrregião: Santarém

Altitude: 51 metros

Latitude: - 2,44306 graus e decimais de graus

Longitude: - 54,70833 graus e decimais de graus

@lvo Pesquisas

Este site utiliza Atendimento Grátis

Rua dos Pariquis 3492, sala 3
Cremação, Belém - PA - (91) 3353-8108

© Copyright 2006 - 2014

Alvo Publicidade e Marketing - todos os direitos reservados

@lvo Pesquisas

Webmaster Marcus Santos

designed by