Previsão do Tempo

Mapa do Município

Bandeira Municipal

Histórico

um convite ao turismo amazônico

Seja com seu tradicional burburinho no centro ou com as trilhas ecológicas e praias nos arredores, a conhecida cidade dos absurdos é uma das belas atrações do nordeste paraense.


Praias abençoadas pelo Atlântico, igarapés de águas límpidas e alguns caprichos curiosos da natureza. Esse pequeno paraíso tem nome: Tracuateua, município localizado a 169 quilômetros de Belém . Foi desmembrado de Bragança em 1994, mas só se tornou município dois anos depois, em 1996. É um dos lugares mais atraentes do nordeste do Pará . A começar pelo ar típico de interior amazônico.

Quem chega em Tracuateua tem a noção que a cidade se resume a uma única rua: a do Mercado Municipal, onde os moradores começam o dia. No entorno, o movimento também é grande. O buchicho do comércio local começa cedo. Mas bem no meio dessa agitação, descansa o mais importante marco de sua fundação: a antiga estação ferroviária da linha Belém-Bragança, que foi desativada em 1965. Bem próximo disso tudo é possível ainda avistar o Rio da Ponte, onde a criançada se delicia, pulando da pequena altura entre o rio e a ponte de concreto, e as mulheres lavam a roupa da família.

No centro da cidade há ainda a Praça Matriz, os Correios, a Câmara de Vereadores e a Biblioteca Pública, que funcionam na antiga estação do trem. Assim é o centro urbano de Tracuateua, mas os arredores também têm seus encantos.

Coqueiro trigêmeo ou ipês sem folhas... são os caprichos da natureza.

Saindo um pouco do burburinho, o município também exibe outros atrativos, como a trilha ecológica, roteiro obrigatório para os que visitam Tracuateua, conhecida como "a cidade dos absurdos". Lá, a natureza mostra alguns de seus caprichos. Um coqueiro trigêmeo, nascido de uma só semente, é uma atração especial.

Ao contrário das outras palmáceas, "o coqueiro que deu galho" tem o tronco bifurcado. Mas há ainda outras curiosidades reservadas pela natureza, como o caminho de ipês sem folhas, às vésperas da florada.

Aliás, curiosidades não faltam. O próprio nome Tracuateua teve origem numa espécie de formiga conhecida como tracuá, encontrada durante a abertura da estrada que dá acesso ao município. O restante do vocábulo "teua" significa lugar. Juntando tudo, surgiu o nome para o vilarejo que hoje é um dos municípios mais atraentes da região nordeste do Pará.

Contagem da População 2007 26.129
Área da unidade territorial (km²)

852

 

Geografia

Clima: Equatorial superúmido

Mesorregião: Nordeste Paraense

Microrregião: Bragantina

Altitude: 20 metros

Latitude: - 1,07611 graus e decimais de graus

Longitude: - 46,90306 graus e decimais de graus

@lvo Pesquisas

Este site utiliza Atendimento Grátis

Rua dos Pariquis 3492, sala 3
Cremação, Belém - PA - (91) 3353-8108

© Copyright 2006 - 2014

Alvo Publicidade e Marketing - todos os direitos reservados

@lvo Pesquisas

Webmaster Marcus Santos

designed by