Previsão do Tempo

Mapa do Município

Bandeira Municipal

Histórico

A influência capixaba na região

Essa cidade leva o nome de uma das muitas famílias que vieram para a Amazônia atraídas pelos grandes projetos implantados na década de 60. Uma delas era a dos Uliana. Eles ocuparam a área onde hoje está o município de Ulianópolis e que no passado era chamada de Gurupazinho dos Capixabas.

As obras de abertura da rodovia Belém-Brasília trouxeram imigrantes de várias partes do País, principalmente do Espírito Santo. Aos poucos, a região foi sendo ocupada e muita gente chegou aqui por causa da exploração da madeira, cujo auge ocorreu na década de 80. Nesse período, a atividade madeireira era tão forte que 20 serrarias foram instaladas na região.

O crescimento já era um fato. Foi então que no final dos anos 80, mais precisamente em 1988, começa um movimento de emancipação e quatro anos depois, Ulianópolis é independente de Paragominas. Hoje, os pouco mais de 19 mil habitantes de Ulianópolis têm no extrativismo vegetal e mineral, na pecuária e na agricultura, a base da economia local.

O destaque fica por conta da pecuária que cresceu muito nos últimos anos. O rebanho bovino do município já chegou a contabilizar mais de 100 mil cabeças de gado, com aproveitamento para o abate e produção de leite e derivados.

Cultura e Lazer
Por ter uma formação quase que totalmente imigratória, Ulianópolis não possui muitas manifestações culturais próprias.

A mais expressiva é a Festa do Sagrado Coração de Jesus, que acontece anualmente em junho. São quase 10 dias de festividade, com rezas, missas, novenas e arraial.Além dos moradores, pessoas de cidades vizinhas participam da comemoração. Outra atração em Ulianópolis são os balneários.

O banho no rio Piriá é o mais procurado e mais próximo da sede do municípío, mas o rio Gurupazinho é outro point que dá um banho de tranqüilidade e frescor

Contagem da População 2007 31.881
Área da unidade territorial (km²)

5.081

 

Geografia

Clima: Equatorial superúmido

Mesorregião: Sudeste Paraense

Microrregião: Paragominas

Altitude: 150 metros

Latitude: - 3,76139 graus e decimais de graus

Longitude: - 49,665 graus e decimais de graus

@lvo Pesquisas

Este site utiliza Atendimento Grátis

Rua dos Pariquis 3492, sala 3
Cremação, Belém - PA - (91) 3353-8108

© Copyright 2006 - 2014

Alvo Publicidade e Marketing - todos os direitos reservados

@lvo Pesquisas

Webmaster Marcus Santos

designed by